sexta-feira, agosto 14, 2009

Eurico Rosado


Nascido em Lisboa em 1970, Eurico Rosado iniciou os seus estudos de piano no Conservatório Nacional, na classe da Prof. Gilberta Paiva, concluindo o Curso Superior de Piano com a máxima classificação. Estudou com Aldo Ciccolini, em Itália e em Paris, graças a bolsas de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian e da Secretaria de Estado da Cultura, e com Jorge Moyano e Miguel Henriques na Escola Superior de Música de Lisboa. Concluiu recentemente o Mestrado em Artes Musicais/Piano pela Universidade Nova de Lisboa e pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Apresentou-se numerosas vezes em público, como solista, em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente na Fundação C. Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Teatro Camões, Casa da Música, Centro Cultural de Macau, RDP, RTP e RAI.
Em grupos de música de câmara, apresentou-se com António Rosado, Aníbal Lima, Luís Cunha, Maria José Falcão e Otto Pereira, entre outros.
Tocou enquanto solista com a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Nacional do Porto e a Orquestra Sinfónica Juvenil, sob a direcção dos maestros Marc Tardue, Vasco Azevedo, Christopher Bochmann, Cesário Costa, Osvaldo Ferreira e Lawrence Foster.
Gravou para a BMG o Trio de Vianna da Motta, com Aníbal Lima e Maria José Falcão. Gravou também um CD com o violinista Luis Cunha para editora discográfica Numérica.
Desde há vários anos que se dedica ao ensino, leccionando piano no Instituto Gregoriano de Lisboa desde 1996.