segunda-feira, agosto 10, 2009

Tatiana Pavlova

TATIANA PAVLOVA, pianista e compositora, nasce em Moscovo, no dia 4 de Junho de 1963. Inicia com três anos o estudo do piano. Aos cinco e até aos vinte e quatro anos frequenta a Escola e o Instituto Superior de Música de Gnessin em Moscovo, com os mestres D. Magratchova e Y. Petrov, e é distinguida com “master” laudatório. Segue cursos de aperfeiçoamento com P. Paperno e P. Badura Skoda. Também é diplomada em oboé. Estuda entretanto cravo e órgão.

Premiada em diversos concursos nacionais e internacionais, como intérprete e compositora, entre os quais: Concurso de Improvisação de Vilnius (Lituânia), Maria Canals e Concurso de Piano de Santander (Espanha), Bogotá una ciudad que sueña (Colômbia); Concurso de Piano do Porto (Portugal), Prémio Internacional Astor Piazzolla (Itália); e Haverhill Sinfonia Soloist Competition (Grã-Bretanha).

A sua versatilidade permite-lhe abordar recitais e música de câmara, exibir-se como compositora e solista com orquestra em países como França, Rússia, Áustria, Espanha, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Estados Unidos, Colômbia, México, Venezuela, Portugal, Roménia, em alguns dos principais teatros e salas de concertos entre os quais: Grosser Saal do Mozarteum (Salzburgo), Teatro Nacional de São Carlos, Fundação Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Fundação Juan March (Madrid), Teatro Régio (Turim) Palazzo Barberini , Palazzo Farnese, Auditorium Conciliazione (Roma), St. George´Bristol (Bristol).

Participou em festivais, entre os quais: Música em Leiria, Costa do Estoril, Sintra, Madeira, Algarve, Raízes Ibéricas (Portugal), Música Religiosa (Colômbia), Magic & Fantasy (Estados Unidos), Maggio Musicale di Saluzzo, Festival Europeo dei Ducchi d`Acquaviva, Settimana mozartiana di Chieti, Estate Musicale Frentana (Itália).
No ano 2000 é distinguida na maratona de Rachmaninoff nas Seltimane di Stresa s del Lago Maggiore (Itália).
No mesmo ano é a pianista oficial do Concorso Internazionale Maria Callas (organizado pela RAI, Radiotelevisão Italiana) acompanhando mais de 700 cantores, É entretanto, até 2002, assistente do Maestro Claire Gibault na Società Musica per Roma.

Ensina piano em conservatórios e universidades na Europa, na América Latina e tem sido solicitada a sua presença em júris de concursos internacionais.
Foram radiodifundidos e televisionados alguns dos concertos. E a sua discografia, regista, na qualidade de pianista, figuras máximas do século XX, inseridas da Antologia Cinco Séculos de Música Portuguesa, e, na mesma editora – Numérica - o volume I da Integral para piano solo de Rachmaninoff. Enquanto grava o Volume II deste projecto, inicia a fixaçõo em CD de composições de sua autoria – o álbum que contem Joaninha da Ternura, El abrazo dela Luz e Equinócio. A música deste último é utilizada no espectáculo homónimo de Dança, Poesia e Música. Entretanto, em 2001, edita o disco Cajita de Musica - alusivo a quatro anos de espectáculos para crianças, realizados com a cantora Marta Senn. Obteve ainda a colaboração teatral, para os seus espectáculos em Itália, onde passou a residir, da escritora Dacia Mariani. Com Fréderic Pelassy gravou ainda sonatas para violino e piano de Mozart.
No ano de 1998, reconhecido o mérito do seu contributo artístico, é-lhe concedida a cidadania portuguesa.

Actua regularmente para a Rádio e a Televisão. Quanto à discografia a sua atenção começa, na qualidade de intérprete por incidir em três CDs: Antologia Cinco Séculos de Música Portuguesa, Obra Integral de Rachmaninov para Piano Solo (Duplo CD, Volume I) e de Sonatas para Violino e Pianoforte de Mozart, com Frédéric Pelassy. Prolonga-se ao abordar em CD a sua própria música com Joaninha da Ternura, prosseguindo com El abrazo de la luz e Equinoccio. A música deste último ciclo é utilizada num espectáculo homónimo que inclui dança, poesia e música. Entretanto, em 2001, é editado outro disco – Cajita de Me Musica - resultante de quatro anos de espectáculos para crianças realizados com a colaboração da cantora Marta Senn.
Tatiana Pavlova reside actualmente em Itália. Trabalha em mais dois projectos discográficos: no Volume II da Integral para Piano Solo de Rachmaninov e num CD que recolhe recentes composições de sua autoria. Colabora ainda com em espectáculos teatrais com a escritora Dacia Maraini, na dupla qualidade de pianista e de compositora.


De registar as palavras de Tatiana Pavlova:
"Sono una compositrice e pianista concertista.
Ho dedicato più di vent’anni della mia vita alla carriera di pianista concertista e ho suonato gran parte del repertorio pianistico mondiale. Contemporaneamente, la composizione mi è sempre stata di massima importanza.
Il mio lato di compositrice è come un iceberg che ho tenuto nascosto per tanto tempo. Io stessa non sono consapevole di dove cominci e dove possa portarmi in futuro.
Come compositrice sono un’artista di acquarelli poiché improvviso sempre la mia musica e non la “ritocco” mai dopo che l’ho scritta. Sono una poetessa di haiku, giacché mi esprimo con degli aforismi.
Come interprete sono una tessitrice di arazzi. Eseguo sempre programmi di massima difficoltà.
L’antico filosofo cinese Zhuangzi una volta disse: Ora io non so / se ero un uomo che sognava di essere una farfalla / oppure se sono una farfalla / che sogna di essere uomo.
Lascerò al mio pubblico decidere chi sono: un’interprete, una compositrice oppure entrambi".