domingo, março 29, 2009

Quarteto Atalaya


Fundado em 1986 e protagonizado por Vasco Barbosa, uma das mais prestigiadas figuras da música portuguesa. Para formar este quarteto, Vasco Barbosa, seguindo a tradição do pai, Luís Barbosa, convidou dois dos mais destacados instrumentistas da actual Orquestra Sinfónica Portuguesa para poder abordar com regularidade e qualidade todo o repertório do quarteto de cordas, de Mozart e Haydn a Freitas Branco e Chostakovitch. Assegurou a presença do irlandês Kenneth Frazer, vindo do Royal College of Music de Londres, e da húngara Klara Erdei, ex-1ª violino do Quarteto da Academia Franz Liszt e concertino da Orquestra Sinfónica de Szejed, antes de se fixar no nosso país. Teresa Beatriz, a violetista que completa o elenco deste quarteto, foi discípula de François Broos e depressa se impôs como um dos mais respeitados talentos da sua geração, tendo representado Portugal na Orquestra Filarmónica Mundial.
O Quarteto Atalaya tem actuado especialmente no Centro e no Norte do país, assim como para a Radiodifusão Portuguesa, ex-Emissora Nacional, e em palcos do maior prestígio, como o do Teatro Nacional de São Carlos, designadamente nos “Concertos Comentados”, “A Europa em Música” (Dia da Áustria). Além de ter estado inserido em todas as programações dos ciclos anuais do Festival Raízes Ibéricas.


Vasco Barbosa

Vasco Barbosa é filho do grande violinista Luís Barbosa. Com ele iniciou a sua aprendizagem musical.
Formado no Conservatório Nacional de Lisboa com as mais elevadas classificações, aperfeiçoou-se no estrangeiro na qualidade de Bolseiro do Instituto para a Alta Cultura e, depois, da Fundação Calouste Gulbenkian (Suiça, França e Estados Unidos). Apresentou-se pela primeira vez em público aos 7 anos e desde então tem participado em numerosos concertos em Portugal e no estrangeiro, com orquestra ou acompanhado de sua irmã Grazi Barbosa, em Espanha, Itália, Suiça, França, Áustria, Alemanha, Roménia, Grécia, Estados Unidos, África e Hong-Kong.
Foi concertino (violino-solista) da Orquestra Sinfónica da RDP (ex-Emissora Nacional) ,da Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos e da Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Recebeu vários prémios e condecorações: Prémio Guilhermina Suggia, Óscar da Imprensa (1962), Prémio Moreira de Sá, Prémio da Secretaria de Estado da Cultura (1972), Prémio Almada (2002). Foi distinguido com a Ordem Militar de Santiago de Espada.
Vasco Barbosa, personalidade das mais prestigiadas entre os músicos portugueses, fundou um conjunto de câmara – Quarteto Atalaya – concretizando assim uma tradição familiar, de longa data, visto seu pai, Luís Barbosa, ter sido o fundador do histórico Quarteto de Cordas da Emissora Nacional.
Em 1993 formou duo com a violinista Lígia Soares, com a qual se apresenta regularmente em recitais e concertos orquestrais.

Klara Erdei


Nasceu na Hungria. Iniciou os estudos musicais aos 7 anos. Em 1979 recebeu o diploma de professora de violino. Obteve o 1º lugar no Concurso de Jovens Intérpretes em Peograd.
Desempenhou o lugar de 1º violino do Quarteto da Academia Franz Liszt. Foi violino-concertino da Orquestra Sinfónica de Szejed.
Veio, depois, para Portugal e ingressou na Nova Filarmonia Portuguesa.
Actualmente integra a Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Quarteto Atalaya e lecciona na Academia Musical dos Amigos das Crianças.

Teresa Beatriz

Natural de Lisboa, iniciou os estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, prosseguindo-os no Conservatório Nacional de Lisboa, com François Broos nas classes de viola e de música de câmara.
Ingressou na Orquestra da Radiodifusão Portuguesa em 1976, ocupando o lugar de viola solista a partir de 1982. Desde 1983 lecciona a classe de viola na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Em 1986 representou Portugal na Orquestra Filarmónica Mundial sob direcção de Lorin Maazel.. Fez parte de diversos agrupamentos musicais - a Orquestra Sinfónica Juvenil, Orchestrina d`Arcus e Orquestra de Câmara de Lisboa.
É membro fundador do Quarteto Atalaya.

Kenneth Frazer

Nascido na Irlanda do Norte, iniciou os estudos musicais em Oxford, na Universidade, tendo mais tarde sido aluno no Royal College of Music em Londres.
Em 1976 veio para Portugal como principal violoncelista da Orquestra Gulbenkian. Foi membro do Quarteto de Lisboa, integra os Segréis de Lisboa com os quais tem viajado até à Índia, Macau e E.U.A.
Actualmente pertence ao quadro de violoncelistas da Orquestra Sinfónica Portuguesa.
É membro fundador da Orquestra de Câmara da Academia de D. João IV e do Quarteto Atalaya.