quinta-feira, maio 21, 2009

Pedro Ferro



Pedro Ferro iniciou os seus estudos musicais aos quatro anos, pelas mãos do pai, João Maurílio – pianista, professor e uma figura de destaque do jazz em Portugal.
Aos 6 anos integra a classe particular de piano da professora Maria Fernanda Chichorro. Prosseguiu os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa, na classe de piano da professora Melina Rebelo, e concluiu em 2000 o Curso Complementar de Piano com a classificação máxima. Nesse mesmo ano foi aceite em primeiro lugar na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu a Licenciatura em Música /Piano na classe da professora Tânia Achot e Música de Câmara com a professora Olga Prats. Actualmente encontra-se a frequentar o Mestrado em Interpretação/ Piano com o pianista e professor António Rosado.
Realizou cursos e master-classes com Helena Sá e Costa, Paul Badura-Skoda, Pedro Burmester, Sequeira Costa, Vladimir Viardo, Francisco Sassetti e Maria João Pires.
Como jovem pianista, participou em diversos concursos, dos quais se destacam o Concurso da Juventude Musical Portuguesa em 1988, onde foi finalista; o Concurso Maria Campina em 1997 – 2º Prémio; Concurso Florinda Santos em 1998 e 2000 – 2º Prémio. Em 1999, a Yamaha Musical Foundation of Europe atribui-lhe a Bolsa “Yamaha Scholarship/Piano”.
Em 1998, foi convidado a realizar um recital/conferência no Colégio Universitário Montes Claros. Apresentou-se em diversas salas do país, tais como Palácio Foz; Museu da Música; Biblioteca do Liceu Camões (2000); Auditório da Academia de Música S. João da Madeira (2002), no âmbito do VI Concurso de Piano Florinda Santos; Auditório Luísa Todi (2004), no âmbito das Comemorações dos 240 Anos do Nascimento e Evocação dos 200 Anos da Morte de Bocage; Recreios da Amadora (2008).
Foi convidado a participar no IV Festival de Música da Escola Superior de Música de Lisboa, no Teatro Municipal S. Luiz, onde tocou em quinteto e com o fadista Carlos do Carmo. Posteriormente, no âmbito do mesmo projecto, tocou no Teatro Municipal de Almada.
Tem-se apresentado regularmente com o oboísta David Costa tendo realizado recentemente um recital a convite da Fundação Maria Ulrich e posteriormente no programa “Concerto Aberto” da Antena 2 (2007).
Em Fevereiro de 2008 apresentou-se a solo na Casa da América Latina com transmissão em directo para a rádio Antena 2.
Foi seleccionado para tocar a solo com a Orquestra da Escola Superior Música de Lisboa, sob a direcção do Maestro Vasco Pierce de Azevedo, com a qual se apresentou no Palácio Nacional da Ajuda e no Teatro Municipal de Almada (Teatro Azul) em Março de 2008.
Em Janeiro de 2009 foi convidado a tocar no Colóquio Internacional – Vieira da Silva e em Março do mesmo ano apresentou-se a solo em dois recitais no prestigiado Centro Cultural de São Lourenço em Almancil, onde obteve grande aclamação por parte do público.
Pedro Ferro leccionou piano no Conservatório Regional de Tomar, Escola de Música Jaime Chavinha e Conservatório Regional de Setúbal. Integra desde 2005, o corpo docente da Academia de Música da Orquestra Nacional do Tejo.