terça-feira, abril 28, 2009

Marina Pikoul



Nasceu em Moscovo numa família musical. Aos 4 anos iniciou os estudos musicais sob a orientação da mãe, pianista Ludmila Kajaeva. Participou também nos concertos do pai, compositor russo Vladímir Pikoul, executando obras de sua autoria e realizando improvisações. A partir dos 7 anos, estudou na Escola Profissional Central Musical do Conservatório Superior Tchaikovsky para crianças superdotadas, com os professores Yuri Smirnov-Tverskoy em piano e Tatiana Chudova em composição, entre outras disciplinas. Obteve diversos prémios em piano, música de câmara e composição. Aos 17 anos começou a trabalhar profissionalmente como compositora, escrevendo obras encomendadas por vários músicos, conjuntos musicais e organizações.
Depois de concluir o curso superior de Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky em Moscovo, continuou os estudos no conservatório Nacional Superior de Música em Paris, como bolseira de Governo Francês. Estudou com Paul Méfano em composição. Na mesma altura realizou um estágio em piano com o professor Bruno Rigutto.
Desde 1994 lecciona ATC e Formação musical em Portugal.
Marina Pikoul é autora de muitas canções e romances para diferentes vozes e estilos musicais. Também é autora de um trio para oboé, violoncelo e piano, trio para violino, violoncelo e piano, quarteto de cordas, sonata para violino e piano “Sépia”, sonata para piano solo, suite “os Contos” para orquestra sinfónica, “Rojdénie” (Nascimento) para orquestra sinfónica, executado na Grande Sala de Conservatório Tchaikovsky, dirigido por N. Provatorov. A compositora dedica-se especialmente às obras vocais. Escreveu romances, canções e obras para Coro em quatro línguas europeias. Os romances escritos com a letra de N. Gumiliov foram encomendados pela Filarmónica de Moscovo e interpretados na série dos concertos com o barítono V. Olimpiev em comemoração do aniversário de nascimento deste grande poeta russo. O ciclo de romances “O vento da guerra”, baseado na letra de Anna Akhmatova, foi interpretado pela Irina Muratova na Pequena Sala do Conservatório Tchaikovsky. Entre os outros intérpretes das obras de Marina de destacar: a solista do Teatro Stanislavsky Elena Svechnikova, António Salgado, Cecília Fontes, Mafalda Leite, Mário Alves, Manuel Braz da Costa, Sofia Serra, Quarteto Lyra, Michael Schmidt, Guenrikh Elessin, Alexei Tolpigo, Alexei Eriomin, Kevin Wauldron, entre outros.
Tem obras publicadas pela editora russa “Musika”. As mais recentes são: “Romance Sonambulo” para barítono, flauta, violeta, violoncelo e piano apresentado no Crucible Theatre em Sheffield, Inglaterra e também no Europarque- Stª Maria de Feira e no festival de música de Aveiro por António Salgado, Jorge Correia, José Augusto Pereira Sousa, David Lloyd. É também autora do Preludio e Fuga para piano a solo, executado por Satoru Fujii no Japão, da ópera-musical “Margarita e Ele”, baseado na novela de Mikhail Bulgakov “Mestre e Margarita”, música escrita em co-autoria com Natalia Pikoul, com libreto de Richard Tomes.
O projecto mais recente é a gravação do ciclo das canções San Simon, escritas em co-autoria com Natasha Pikoul, baseado na poesia medieval galaico-portuguesa; é uma fusão poli estilística dos instrumentos e ritmos populares com estrutura, vozes e instrumentos clássicos. Este trabalho ganhou o Grande Prémio no concurso John Lennon em Nova Iorque. Neste ano a compositora foi nomeada para o Prémio Musical de Los Angeles com a partitura contemporânea para o cinema.
Além de compositora Marina é uma pianista de destaque e uma intérprete original. Tem acompanhado vários músicos como Jed Barahal, Maria Kagan, David Lloyd, entre outros. Com Maria Kagan tem mais um projecto abordando estilos diferentes, tais como Klezmer e Tango. Projecto complementado com um repertório mais tradicional.
Com David Wyn Lloyd, Marina tocou em vários locais, incluindo Moscovo e Orel na Rússia, Londres e Sheffield em Inglaterra, Paris, Madrid, entre outros.