terça-feira, maio 05, 2009

Pedro Meireles


Violinista e violetista portuense, três vezes vencedor do Prémio Jovens Músicos da RDP/RTP, nas modalidades de violino e viola, Pedro Meireles é um jovem talento confirmado, com um vasto curriculum internacional, como concertista e como músico de câmara.

Apresentou-se como solista com várias orquestras, como a Orquestra Filarmonica da Macedónia, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra de Câmara Musicare, a Orquestra Utópica, a Orquestra Sinfónica de Croydon, a Orquestra de Cambridge, o ‘Manson Ensemble’ e a Orquestra do Algarve.

Desde que venceu, aos nove anos, o Concurso da Juventude Musical Portuguesa, ganhou regularmente primeiros prémios em muitos concursos, onde se destacam mais recentemente o Prémio Maestro Silva Pereira, Prémio Marjorie Hayward, Prémio Mica Comberti, Prémio de viola Theodore Holland, Sir Arthur Bliss Memorial Prize, Prémio de viola Max Gilbert, etç. Foi igualmente galardoado em vários concursos internacionais como primeiro violino do Quarteto Galitzin – foram 1˚ Prémio do Concurso Internacional de Música de Câmara Charles Hennen na Holanda – com quem gravou recentemente um CD e foi Leverhulme Fellow na Royal Academy of Music.

Pedro Meireles começou os estudos de violino com a sua mãe e prosseguiu no Conservatório de Música do Porto, com os Professores Carlos Fontes e Suzanna Lidegran, tendo terminado o curso com a classificação máxima. Obteve o seu mestrado na Royal Academy of Music, em Londres, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, sendo-lhe atribuido um DipRAM, assim como o Prémio J & A Beare. Estudou com os professores Howard Davis e Lydia Mordkovich (violino) e Matthew Souter (viola). Frequentou mais de 50 masterclasses artistas de grande renome como Maxim Vengerov, Gerardo Ribeiro, Sergey Kravchenko, Zakhar Bron, Norbert Brainin, Gyorgy Pauk, Daniel Stabrawa e Vadim Brodsky.

Tem CDs gravados pela Numérica, Naxos e Harmos Records e gravou para a RDP e RTP em variadas ocasiões. Em 2007, foi membro do jury do Prémio Jóvens Musicos e em 2009 jury do Concurso de St. Cecilia no Porto. Tem dado masterclasses anuais no Curso Silva Monteiro.