quarta-feira, novembro 19, 2008

Piero Bellugi


Piero Bellugi, discípulo de Leonard Bernstein , Igor Markevitch e Lugi Dallapiccola, em direcção de orquestra e composição - distinguido como Académico de Santa Cecília em Roma - foi Maestro Titular de quatro das principais orquestras de Itália e Estados Unidos: RAI de Turim, Orquestra Toscanini, Sinfónicas de Oakland (Califórnia) e de Portland (Ofregon). Na qualidade de convidado dirigiu um vastíssimo repertório lírico, em mais de uma dezena de teatros de prestigio mundial , incluindo Ópera de Viena, S. Francisco, Scala de Milão, Roma, Florença, em obras que abarcam música de Monteverdi a Penderecki.
Foi professor de direcção de orquestra nos Conservatórios de Florença, Turim, Roma, na Accademia Chigiana de Siena, e no New England Conservatory de Boston. Foi assistente de Bernstein nos célebres “Young People’ concerts”. Foram-lhe confiadas primeiras audições ou estreias mundiais de autores como Berio, Bussotti, Messiaen, Milhaud, Nono, Penderecki, Petrassi. Actuou com solistas de carreira máxima como Accardo, Askenazy, Fournier, Francescatti, Grumiaux, Oitrack, Rostropovitch, Rubinstein, Stern, Szering.
Nos últimos meses, dirigiu concertos na Alemanha, Itália, na Austrália (Melbourne) e Nova Zelândia (Aukland) .
De referir que, em Portugal, após êxitos memoráveis em Lisboa e Porto, acedeu a suceder a Pedro de Freitas Branco, na Orquestra Sinfónica Nacional, o que não teve continuidade devido aos acontecimentos de 25 de Abril - que quase imobilizaram o nosso meio musical.
É principal maestro convidado da Orquestra Raízes Ibéricas, cuja actividade inaugurou, no Porto, na Fundação Engº António de Almeida.

Christina Margotto



De nacionalidade brasileira, iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos e desde então apresenta-se ao público.
Em São Paulo concluiu o curso de bacharelato em piano na Faculdade de Artes Santa Marcelina, na classe do pianista Alfredo Cerquinho (discípulo de Helena Costa e Magda Tagliaferro), principal responsável pela sua formação pianística, e no Porto a Licenciatura em Piano de Acompanhamento na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Participou em cursos de música no Brasil e Europa, tendo recebido orientação dos pianistas Homero de Magalhães, Magda Tagliaferro, Helena Costa, Vitali Dotsenko e Constantin Sandu, entre outros.

Obteve vários primeiros prémios em concursos no Brasil: Concurso Nacional Villa-Lobos, Concurso Jovens Solistas da OSESP, I e II Concurso Estadual de Piano do Espirito Santo, entre outros, tendo sido considerada pelo jornal Estado de S. Paulo “um valor brasileiro”.

Apresentou-se como solista por diversas vezes com orquestras brasileiras (Sinfónica do Estado de São Paulo, Sinfónica Jovem de São Paulo, Sinfónica da USP, Filarmónica do Espirito Santo, etc.) e com a Orquestra ARTAVE em Portugal e na sua digressão pelo Brasil em Dezembro de 1993. Tem actuado como camerista e recitalista no Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Está radicada em Portugal desde 1989. Foi professora e acompanhadora durante 8 anos no Centro de Cultura Musical de Caldas da Saúde e na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE. Pertence ao quadro de professores do Conservatório de Música do Porto e acumula funções na Fundação Conservatório Regional de Gaia.

Em Portugal é responsável pela 1ª audição de várias obras para violoncelo e piano, e recentemente gravou um CD para dois pianos e piano a quatro mãos com obras do compositor Fernando Correia de Oliveira, juntamente com o pianista Jairo Grossi.