quinta-feira, dezembro 18, 2008

Quarteto Lyra


Richard Tomes e Suzanna Lidegran (violinos),David Wyn Lloyd (viola d'arco), Jed Barahal (violoncelo).

O Quarteto Lyra é actualmente um dos ensembles mais activos em Portugal. Formado em 2002 por solistas radicados no país há mais de 15 anos, o Quarteto já actuou nas salas mais prestigiadas, como CCB Lisboa, Casa da Música, Teatros Rivoli e Nacional de S.João, Salão Árabe do Palácio da Bolsa, Grande Auditório do Europarque (Santa Maria da Feira). Gravou recentemente o Quarteto para Cordas de Luís de Freitas Branco, integrando um CD que será lançado este ano. Foi convidado pelo Valentin Berlinski do Quarteto Borodin para actuar em parceria com o Quarteto Borodin na Casa da Música em 2006.O repertório do quarteto abrange as obras chaves da música de câmara clássica, romântica e do século vinte, incluindo as obras mais importantes de compositores Portugueses, Luís de Freitas Branco, Fernando Lopes-Graça, Claudio Carneyro, Bomtempo, Carlos Seixas, e Armando José Fernandes.
Richard Tomes - estudou violino e composição no Trinity College of Music, Londres, entre 1980 e 1985, e individualmente com Emmanuel Hurwitz do Melos Ensemble. Durante oito anos, trabalhou como violinista independente/freelance em Londres. Tocou, entre outros, com a Philharmonia Orchestra de Londres, a BBC Concert Orchestra, e a orquestra de Shirley Bassey. Durante estes anos, tambem compôs e produziu música para nove producões teatrais levadas à cena, entre outras no 'West End' de Londres em 1997, e em Philadelphia nos Estados Unidos em 1998. Vive em Portugal desde 1993, trabalhando como solista, compositor, e professor do violino na Academia de Música de S. João da Madeira.
Suzanna Lidegran é diplomada pelo Conservatório Real de Música da Dinamarca, Copenhaga. Veio, em 1989, para Portugal para, durante um ano, integrar a então criada Orquestra do Porto - Régie Cooperativa Sinfonia. Destaca o trabalho desenvolvido junto dos compositores Cândido Lima, Emmanuel Nunes e Salvatore Sciarrino, entre outros, na preparação da execução de obras para violino solo destes compositores. Integra, desde 1997, o ensemble de música contemporânea Grupo Música Nova dirigido pelo compositor Cândido Lima, formação com a qual tem executado primeiras audições nacionais e mundiais de várias obras para violino solo, entre outras.Tem desenvolvido uma intensa actividade artístico-educativa no ensino de Violino, a qual, actualmente, se circunscreve à Artave - Escola Profissional Artística do Vale do Ave e ao Conservatório de Música do Porto.
David Wyn Lloyd iniciou em 1981 os estudos superiores no Royal College of Music, Londres. Durante o tempo em que frequentou esta escola ganhou todos os prémios para viola d'arco e música de câmara. Prosseguiu os seus estudos com Peter Schidlof, do Quarteto Amadeus, e participou em Masterclasses em IMS, na Cornualha. Desenvolveu de seguida uma carreira profissional intensa, tocando com as principais orquestras de Londres, colaborando em cinema e televisão e efectuando inúmeras gravações. Foi membro da BBC Symphony Orchestra para sete anos. Veio para Portugal como solista do naipe de violas da Orquestra do Porto, iniciando depois uma actividade lectiva em várias escolas profissionais, como a Artave. Actualmente é professor do violino, violeta e música de câmara na Universidade de Aveiro.
Jed Barahal, concertista com mais de 25 anos de carreira, é mestre em música pela Yale University e licenciado pela Juilliard School de Nova York. Foi violoncelo solo da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo (Brasil), Orquestra do Capitólio de Toulouse (França), e da Régie Sinfonia do Porto, entre outros. Nas suas actuações em Portugal, Estados Unidos, Brasil e outros países, registam-se dezenas de concertos a solo com orquestra, para além de inúmeros recitais com piano, a solo, e de música de câmara nas mais variadas formações. Natural da Califórnia e residente em Portugal há mais de 10 anos, é professor da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto desde 1993, e membro da Oficina Musical do Porto desde 1996.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial