quinta-feira, dezembro 18, 2008

João Vasco de Almeida


Nasceu na vila de Sintra em 1976.Graduado em piano pela Escola de Música do Conservatório Nacional - classe do professor António Toscano, e licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa - classe do professor Miguel Henriques, participou em Master Classes de pianistas como Pedro Burmester, Helena Sá e Costa, Vladimir Viardo ou Sequeira Costa. Dos concursos em que participou destaca-se o primeiro prémio no concurso de piano do Conservatório de Castelo Branco e uma menção honrosa no concurso de piano Florinda Santos - Sta. Maria da Feira.
Apresentou-se, a solo e em agrupamentos de câmara, em salas como C.C.B, Culturgest, Teatro S. Luiz, Teatro da Trindade, Centro Cultural de Cascais, Teatro D. Maria II ou Teatro Rivoli. A par da abordagem do grande repertório clássico participou nos espectáculos de homenagem a Garcia Lorca (Cineteatro a Barraca; Fórum Lisboa), de homenagem a Ary dos Santos (Teatro da Trindade) e em produções do Teatro Nacional D. Maria II e da companhia de teatro "O Bando".
Desenvolve um trabalho regular com cantores, nomeadamente o barítono Rui Baeta, o tenor Luís Madureira ou a soprano Manuela Moniz, tendo-se já apresentado neste âmbito no Festival de Música de Guimarães ( Festival da Primavera ), no Festival de Almada, no Festival Temps d´Images (com a obra “DUPLO”- recital para canto piano e vídeo, co-produzido pelo TNDMII) e em salas por todo o país.
Dedica especial atenção à música contemporânea portuguesa tendo estreado obras de João Madureira, Vasco Mendonça e Jorge Salgueiro - (Culturgest, Teatro Rivoli, Teatro S. Luiz, "OrquestraUtópica e convidados" - CCB, C C Lagos - FaroCNC)
É professor de piano e música de câmara no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa e, desde 2004, professor da classe de piano da Escola de Música do Conservatório Nacional.