quarta-feira, fevereiro 04, 2009

David Lloyd



David Lloyd iniciou os estudos musicais com o seu pai, também músico, prosseguindo na Guildhall School of Music em Londres, durante cinco anos, com Sylvia Spary. Ganhou, naquela altura, a medalha de classe no Ealing Music Festival. Continuou os seus estudos com David Martin do antigo Quarteto Amici e iniciou a sua actividade profissional com quinze anos, tocando em numerosos teatros do país.
Aos dezassete anos tocou com a orquestra BBC Philharmonic em Manchester e colaborou com diversas entidades, entre outras, o London Festival Ballet e a Doyly Carte Opera. Em 1981 ingressou no Royal College of Music onde estudou com Christopher Wellington, Peter Wallfisch e Edward Brooks. Tocou o concerto de William Walton com a orquestra sinfónica do RCM e no mesmo ano, recebeu o diploma e aprovação como Associate of the Royal College com a classificação mais alta desse ano. Durante o tempo em que frequentou esta escola ganhou muitos prémios para viola d’arco e do música de câmara.
Prosseguiu os seus estudos com Peter Schidlof, do Quarteto Amadeus, e participou em Masterclasses em IMS, na Cornualha. Desenvolveu de seguida uma carreira profissional intensa, tocando com as principais orquestras de Londres, colaborando em cinema e televisão e efectuando inúmeras gravações.

Veio para Portugal como solista do naipe de violas da Orquestra do Porto, iniciando depois uma actividade lectiva em várias escolas profissionais, como a Artave. É professor de violeta e orquestra na Universidade de Aveiro e foi membro, entre outros agrupamentos, do Quinteto Khora e do Quarteto Lissitski e também Quarteto Camões e Quarteto de Cordas do Porto. Actualmente é membro do Quarteto Lyra e o agrupamento Porto Tango Ensamble, e Chefe do Naipe de Violeta de Orquestra Raízes Ibéricas.
Além de sua actividade como músico clássico trabalhou e gravou com muitos outros músicos no mundo de música ligeira, tais como Pedro Abrunhosa, Quinta do Bill, Marisa, Mísia, Camané, Quinta do Bill, EZ Special, Pólen, André Sarbib, Lulla-Bye e muitos outros.
Participou em muitas festivais em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Faro, Guimarães, Aveiro, Leiria, Stavangar, Edimburgo e São Francisco, California. Colaborou com a criação do primeiro album dos San Simon, gravou no disco Momento do Pedro Abrunhosa e dos Pólen e Quinta do Bill, e fez muitas outros gravações com Quarteto de Cordas do Porto, PortoTango Ensamble, Orquestra Raízes Ibéricas. Com o Quarteto Lyra. Gravou o quarteto do Luíz Freitas Branco (Numérica). O quarteto foi convidado pelo Quarteto Borodin para interpretar o octeto Op. 11 do Shostakovich na Casa da Música em Junho, 2006.
Realizou a defesa da sua tese de doutouramente sobre a interpretação do tango na Universidade de Sheffield, em Inglaterra.