quinta-feira, dezembro 18, 2008

Maria Emília Leite Velho




Natural de Angola, inicia os estudos de piano com Alda Lara. Como bolseira do Ministério do Ultramar, estuda em Lisboa com Marie-Antoinette Lévêque de Freitas Branco, ingressando na classe de Maria Christina Lino Pimentel, no Conservatório Nacional, onde conclui o Curso Superior de Piano em 1960.
Nos quatro anos seguintes, como bolseira da Fundação Gulbenkian, estuda com Lélia Gousseau no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, sendo por este laureada.
Em 1965 e 1966 participa em Lucerna, nas “master-classes” dirigidas por Géza Anda.
Vencedora do I Concurso Internacional de Piano Luiz Costa, no Porto, deu diversos recitais de piano e música de câmara em Portugal, França, Angola, nas Ilhas Cayman, Madeira e Açores, bem como concertos com orquestra em Lisboa e Porto.
Apresenta-se regularmente em duo com a pianista Luiza da Gama Santos e com o violinista André Cabral Fonseca. Com a primeira tem em preparação uma gravação em CD de obras para piano a quatro mãos de Schubert para uma série a publicar pelo Palácio Nacional de Queluz.
A convite do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian tem-se apresentado frequentemente com outros artistas, nomeadamente com o violinista Vasco Barbosa.
Em 1995 deu vários recitais integrados na programação da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Actualmente exerce funções de docente no Instituto Gregoriano de Lisboa e de professora acompanhadora da Escola de Música do Conservatório Nacional.