quinta-feira, dezembro 18, 2008

Marta Eufrázio


Estudou violino com Alberto Gaio Lima, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave),
com Radu Ungureanu, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), e música de câmara com David Lloyd e Jed Barahal, antes de ser admitida no Royal College of Music, em Londres, onde estudou com o conceituado Grigory Zhislin. Foi nesta instituição que, em Julho de 2001, terminou com distinção o curso BMus (Hons.) – Licenciatura em música (especialidade violino) e, dois anos depois, o Mestrado em Performance (violino). Durante os anos que esteve em Londres,e como membro da orquestra do Royal College of Music, teve a oportunidade de trabalhar com grandes maestros tais como: Bernard Haitink, Yves-Pascal Tortelier,
Vassily Sinaisky, Sir Roger Norrington, Martin André, entre outros.
No último ano do curso, integrou um Trio com piano, supervisionado pelos professores Andrew Ball, Simon Rowland-Jones, Laury Blake e por membros do “Chilingirian Quartet”.
Participou como executante em Masterclasses orientadas por professores de renome internacional, como Ida Haendel, Dr. Felix Andrievsky, Lewis Kaplan, Joyce Tan e Gerardo Ribeiro.
Em 1996 ganhou o 3º lugar no Prémio Jovens Músicos, da RDP.
Apresentou-se a solo com a orquestra Artave, em 1996, com a orquestra Musicare, em 2004, sob a direcção do Maestro Cesário Costa e em 2008 com a orquestra Raízes Ibéricas, sob a direcção do Maestro Atalaya.
Concluiu, em 2005, a Licenciatura em Ensino da Música (violino), da Universidade de Aveiro.
Actualmente é concertino da orquestra Raízes Ibéricas e membro do quarteto de cordas Ars Camerae, com quem se tem apresentado regularmente em concertos em directo para a Antena 2; mantém, também um Duo com o pianista Constantin Sandu. Paralelamente, lecciona Violino e Metodologia e Didáctica do Instrumento na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE) e
lecciona Violino e Classe de Conjunto na Escola de Música e Artes Alfredo Graça
(Emaag), no Porto, onde também assume funções de Direcção Pedagógica.