sábado, agosto 02, 2008

Marcos Magalhães



Marcos Magalhães

Nascido em 1973 em Lisboa, Marcos Magalhães é diplomado pela
Escola Superior de Música de Lisboa e pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, tendo obtido, nesta última instituição, primeiros prémios em cravo e em baixo-contínuo, em 1999.Iniciou o estudo do cravo com Cremilde Rosado Fernandes, aos dez anos de Idade. Para além de participar nos cursos da Academia de Música Antiga de Lisboa, com Ketil Haugsand, prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, até 1994, tendo ingressado, neste último ano, no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, onde estudou com Kenneth Gilbert, Christophe Rousset, Kenneth Weiss, Françoise Marmin e Pierre Hantaï, na qualidade de bolseiro do Governo Francês (de 1995 a 1998) e da Fundação Calouste Gulbenkian (de 1998 a 2000).Em 1997, integrou a Orquestra Barroca da União Europeia, que se apresentou em Espanha e na Republica da Irlanda, sob a direcção de Bob van Asperen. Tendo feito a sua estreia profissional, a solo, por convite do maestro José Atalaya, em 1994, Marcos Magalhães tem, desde então, desenvolvido intensa actividade de concertos, tanto em Portugal como no estrangeiro: com o Ensemble Barroco do Chiado, na Temporada Gulbenkian de Música e Dança; na «Festa da Música» do Centro Cultural de Belém; nos festivais de Espinho e Mafra; nos «Encontros com o Barroco» do Porto e no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém. Colaborou com os agrupamentos Orphée et Caetera e Les Folies Françaises, em concertos em Paris e Bratislava, no festival "les Baroquiales", em Nice, e no Festival dos Capuchos.Marcos Magalhães participou na produção das óperas: Platée de Rameau (com Gilles Ragon, Jennifer Smith e direcção de Harry Christophers) e As Bodas de Fígaro de Mozart, no Teatro da Trindade, com o maestro Fernando Fontes. Em Abril e Maio de 2001, tocou no festival «Raízes Ibéricas» a integral das Partitas de J. S. Bach. Integrou a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra de Câmara Pedro Alvares Cabral.
Durante o ano de 2001, foi Professor-Acompanhador na EPABI (Covilhã). No domínio pedagógico, destacam-se as conferências "Introdução à música barroca Portuguesa", que proferiu na Bibliothèque Buffon e no
Instituto Camões em Paris, assim como dois estágios que orientou na Escola Superior de Música de Lisboa, respectivamente de afinação de cravos e de introdução ao baixo-contínuo.
Em 2002 participou, como pianista co-repetidor, no Atelier Lírico orientado pela professora Elena Dunitrescu-Nentwig. Em Fevereiro de 2003, orientou o Curso de Flauta de bisel e Cravo (com
Pedro Sousa Silva) no Conservatório Regional da Madeira.Recentemente, tocou com o Ensemble Barroco do Chiado, a convite da Fundação Oriente, na Índia (Nova Deli, Goa e Bangalore) e Sri Lanka (Colombo).
Desde Janeiro de 2004 é membro da Orquestra Metropolitana.