sábado, agosto 02, 2008

Vasco Barbosa


Vasco Barbosa


Vasco Barbosa é filho do grande violinista Luís Barbosa. Com ele iniciou a sua aprendizagem musical.
Formado no Conservatório Nacional de Lisboa com as mais elevadas classificações, aperfeiçoou-se no estrangeiro na qualidade de Bolseiro do Instituto para a Alta Cultura e, depois, da Fundação Calouste Gulbenkian (Suiça, França e Estados Unidos). Apresentou-se pela primeira vez em público aos 7 anos e desde então tem participado em numerosos concertos em Portugal e no estrangeiro, com orquestra ou acompanhado de sua irmã Grazi Barbosa, em Espanha, Itália, Suiça, França, Áustria, Alemanha, Roménia, Grécia, Estados Unidos, África e Hong-Kong.
Foi sucessivamente concertino (violino-solista) da Orquestra Sinfónica da RDP (ex-Emissora Nacional) ,da Orquestra Clássica IMAVE, da Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos e da Orquestra Sinfónica Portuguesa e da Orquestra Clássica Raízes Ibéricas.
Recebeu vários prémios e condecorações: Prémio Guilhermina Suggia, Óscar da Imprensa (1962), Prémio Moreira de Sá, Prémio da Secretaria de Estado da Cultura (1972), Prémio Almada (2002). Foi distinguido com a Ordem Militar de Santiago de Espada.
Vasco Barbosa, personalidade das mais prestigiadas entre os músicos portugueses, fundou um conjunto de câmara – Quarteto Atalaya – concretizando assim uma tradição familiar, de longa data, visto seu pai, Luís Barbosa, ter sido o fundador do histórico Quarteto de Cordas da Emissora Nacional.
Formou duo com a violinista Lígia Soares e com a pianista Maria Emília Leite Velho, com as quais se apresenta regularmente em recitais e concertos orquestrais.