sábado, agosto 02, 2008

Bruno Belthoise


Bruno Belthoise

Laureado da Fundação Laurent-Vibert em 1991 e 1992 conquistou o Prémio da Fundação de França em 1998. Obteve o Diploma Superior de Execução da Escola Normal de Música de Paris em 1989.
No panorama dos jovens intérpretes franceses, Bruno Belthoise é certamente aquele que realiza um percurso artístico dos mais originais. Tem sido convidado desde 1986 para participar em numerosos festivais, recitais e formações de música de câmara (Festival de Duras, Festival Musical de Marmende, Os Concertos de Vollore, Festival Internacional de la Vézére, salle Gaveau).
Este artista de talentos múltiplos é também autor, contador e gosta da cena em todas as suas formas. Em 1996, cria um espectáculo musical para o público jovem com o “Concert Impromptu”, quinteto de sopro, representado entre outros locais, na Opera Bastille e no Arsenal de Metz. Mais tarde grava a história de Babar de Francis Poulenc e O Carnaval dos Animais de Camille Sait Saens, numa versão inédita com o pianista Laurent Martin (Frémeaux & associes 1997).
A sua curiosidade natural levou-o a pôr o seu talento ao serviço dos compositores portugueses do séc. XX. Desde 1997, ele concebe e continua um programa de gravações para os discos Coriolan com o apoio do Ministério da Cultura, do Instituto Camões e da Fundação Gulbenkian. Tem dado a conhecer ao público compositores da história da música portuguesa como Francisco de Lacerda, Armando José Fernandes e Luiz Costa.